Dicas de Português


PORTUGUÊS - RESUMÃO DE GRAMÁTICA
Profª Georgina Machado

VOCABULÁRIO
1. Significação de palavras e expressões no texto: sinônimos

2. Substituição de palavras e de expressões no texto: pluralização; concordância;

3. Estrutura e formação de palavras:
 a) composição: palavra + palavra (pé-de-moleque / passatempo / amor-perfeito //
                             justaposição);  (aguardente / pernalta // aglutinação);
 b) derivação: palavra + afixos (prefixo e/ou sufixo) (des+LEAL / des+LEAL+dade)
                            prefixação = prefixo + radical (des + leal)
                            sufixação = radical + sufixo (leal + dade)
                            prefixação e sufixação = pref + rad + suf (desLEALdade)
                            parassintética (quando prefixo e sufixo se juntam ao radical, mas nenhum pode ser retirado para que a palavra continue existindo) / aMANHecer / aNOITecer;
     Valor dos afixos: in = negação (INapto)

4. Denotação = sentido real da palavra (A CABEÇA está doendo.);
    Conotação = sentido figurado da palavra (O CABEÇA da organização foi preso.);

ASPECTOS LINGUÍSTICOS
1. Ortografia: uso das letras; separação de sílabas (ditongos e tritongos; dígrafos nh/lh/ch = não
                      se separam; dígrafos rr / ss / sc / sç / xc / são separáveis);

2. Letra = representação gráfica (a / b/ c / d / e /... m / n / q /).
    Fonema = é o som, a pronúncia da letra (qu = k; am = ã; rr = r; xc = s; ss = s; ch = x; nh = ñ;).
                   Carrossel /karosel/ = 9 letras; 7 fonemas; (MAIS letras / MENOS fonemas).
                   Camponês /cãponez/ = 8 letras; 7 fonemas;
                   Táxi /tacsi/ = 4 letras; 5 fonemas; (MENOS letras / MAIS fonemas).
                   Caixa /kaixa/ = 5 letras; 5 fonemas; (IGUAL letras / IGUAL fonemas).

3. Acentuação Gráfica: Monossílabo tônico (1sílaba) terminações: a / e / o (seguidas ou não de s);
                                                                                      pá; fé; ló;
                                      Oxítonas (ac. tônico na 1ª sílaba) term: a / e / o / em / ens;
                                                                                      Pará, farás; Pelé; jiló; parabéns; alguém;
                                      Paroxítonas (ac. tônico na 2ª sílaba); terminações:
                                                           R: açúcaR                          Ã / ÃO: órgão / órfã;
                                                           I (s): júrI (s);                      UM / UNS: álbum / álbuns;
                                                           N: hífen (hifens)                PS: bíceps;
                                                           L: fácil                               ON(s): prótons; íon; nêutron;
                                                           U (s): bônus;                      Ditongo: comércIO; ginásIO;
                                                           X: tórax;
                                      Proparoxítonas (ac. tônico na 3ª sílaba) todas são acentuadas;
                                                                                      Eufórico, Jéferson; tônico; lâmpada;
                                      “I” tônico (hiato); sozinho ou seguido de “s”:
                                                                                      ju – í – za; pa – ís;


4. Emprego e flexão das classes gramaticais:
    a) Substantivo: aparece nas funções nominais da oração (sujeito, objetos, adjunto adverbial,
                             agente da passiva);
    b) Adjetivo: aparece como adjunto adnominal (quando está junto do substantivo = pessoa
                        alegre); ou no predicativo (quando está ligado ao substantivo (sujeito) por meio
                        do verbo de ligação = Aquela pessoa é alegre. (é = verbo ser). O adjetivo
                        concorda, sempre, com o nome a que se refere.).
    c) Artigo: definido (o/a/os/as) ou indefinido (um/uns/uma/umas) = função de adjunto
                     adnominal; uma casa; um lápis (não confundir com um (qualquer) lápis –
                     um=pronome); concorda com o substantivo;
    d) Advérbio (tempo, modo, lugar, dúvida, certeza;...) = função: adjunto adverbial (relaciona-
                     se com um verbo, com um adjetivo ou com outro advérbio);
                     ex. AQUI está bom. / Ele está MUITO cansado. / Ele estava BASTANTE alegre.
    e) Pronome: acompanha ou substitui o nome (adjunto adnominal ou função do nome
                         substituído); ESTE livro é da Escola. (acompanhando = adjunto adnominal);
                         ELE está viajando. (substituindo = sujeito);
    f) Verbo: aparece sempre no predicado (=aquilo que não é sujeito);
    g) Conjunção (coordenativa / subordinativa; une orações);
    h) Preposição (une palavras; /de; a; para; desde; ante.. /);
    i) Numeral (indica ordem, quantidade, proporção) – concorda com o nome a que se refere;
    h) Interjeição: exclamação, surpresa, medo,...

5. Concordância: nominal = entre os nomes (substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral);
                             verbal = verbo concorda com o sujeito;

6. Regência: nominal = alguns nome exigem preposição; (amor a...; acostumado com / a; medo
                                      de; preferível a / do que; atento a / em;
                     verbal = pedem complemento que exigem preposição;
                                VTD = não exigem preposição Eu quero vencer. (eu quero O QUÊ?).
                                 VTI = exigem preposição. Eu preciso de dinheiro. (eu preciso DE quê?).
                      Aspirar o ar. (VTD) / Aspirar ao cargo. (VTI)
                      Drogas implicam violência. (VTD)
                      O artilheiro visou o alvo. (VTD)
                      O gerente visou o cheque. (VTD)
                      Esta lei visa ao bem comum.  (VTI)

7. Crase: a (artigo) + a (preposição) = à;
                Uso: antes de palavras femininas, locuções adverbiais femininas; antes de palavras
                        masculina quando se subentende a palavra moda, maneira antes dela;
“CASA: quando indica casa própria” = não leva crase; quando está determinada, sim;
             Voltei a casa tarde. (própria)
             Voltei à casa de Ana mais tarde. (especificada)
TERRA: terra firma / oposição a mar = sem crase; terra especificada, sim;
               Os marinheiros voltaram a terra ontem. (oposição a mar);
               Os marinheiros voltaram à terra de Cabral ontem. (determinada);
A + aquela, aquele, aquilo = àquilo, àquela, àquele;

8. Coordenação: quando as orações são independentes entre si. Podem estar unidas pelas
                           conjunções coordenativas ou separadas pelos sinais de pontuação.
Conjunções coordenativas: Aditiva (e, nem, mas também).
                        Adversativa (mas, porém, todavia, contudo, senão, entretanto, no entanto).
                        Alternativa (ou, ou... ou; quer... quer; ora... ora; já... já);
                        Conclusiva (logo; pois; portanto; por isso; por conseguinte; assim; de modo que);
                        Explicativa (pois, porque, porquanto, que (=porque);
Subordinação: quando as orações são dependentes entre si; existe uma relação de subordinação
                        entre elas, estabelecida pelas conjunções subordinativas.
Conjunções subordinativas: (integrantes; causais; comparativas; concessivas; condicionais;
                                              conformativas; consecutivas; finais; proporcionais; temporais).
Orações subordinadas:
a)      substantivas: desempenham funções comparáveis às do substantivo (sujeito, objeto,...);
b)      adjetivas: funções comparáveis às do adjetivo:
c)      adverbiais: funções comparáveis às do advérbio;

9. Pontuação: entre os sinais de pontuação, considere a VÍRGULA;
                     a) separar elementos de enumeração (comprei um carro, uma casa, um lápis,...).
                     b) separar vocativo (serve para chamar alguém) e aposto (explica o termo anterior);
                                   Deus, ajude-me!    /      Pelé, rei do futebol, foi ministro.
                     c) separar adjuntos adverbiais;
                                   Esteja amanhã, às 12h, no escritório.
                     d) indicar elipse do verbo:
                                    Eu gosto de teatro; ele, de cinema.
                     e) nas datas, separa o nome do lugar:
                                     São Leopoldo, 10 de setembro de 2005.

10. Nexos: são as conjunções e as preposições, as quais unem orações e palavras; a relação
                  estabelecida é a dada pelo nome da conjunção (aditiva = adição; adversativa =
                  oposição)

Um comentário:

Profª Eliane disse...

Olá professora Georgina
Gostei muito desta página. Vou indicar para meus alunos. Sucesso! Abraço.
Eliane Soares