PORTUGUÊS - RESUMÃO DE GRAMÁTICA
Profª Georgina Machado
VOCABULÁRIO
1. Significação de palavras e expressões no texto: sinônimos
2. Substituição de palavras e de expressões no texto: pluralização; concordância;
3. Estrutura e formação de palavras:
a) composição: palavra + palavra (pé-de-moleque / passatempo / amor-perfeito //
justaposição); (aguardente / pernalta // aglutinação);
b) derivação: palavra + afixos (prefixo e/ou sufixo) (des+LEAL / des+LEAL+dade)
prefixação = prefixo + radical (des + leal)
sufixação = radical + sufixo (leal + dade)
prefixação e sufixação = pref + rad + suf (desLEALdade)
parassintética (quando prefixo e sufixo se juntam ao radical, mas nenhum pode ser retirado para que a palavra continue existindo) / aMANHecer / aNOITecer;
Valor dos afixos: in = negação (INapto)
4. Denotação = sentido real da palavra (A CABEÇA está doendo.);
Conotação = sentido figurado da palavra (O CABEÇA da organização foi preso.);
ASPECTOS LINGUÍSTICOS
1. Ortografia: uso das letras; separação de sílabas (ditongos e tritongos; dígrafos nh/lh/ch = não
se separam; dígrafos rr / ss / sc / sç / xc / são separáveis);
2. Letra = representação gráfica (a / b/ c / d / e /... m / n / q /).
Fonema = é o som, a pronúncia da letra (qu = k; am = ã; rr = r; xc = s; ss = s; ch = x; nh = ñ;).
Carrossel /karosel/ = 9 letras; 7 fonemas; (MAIS letras / MENOS fonemas).
Camponês /cãponez/ = 8 letras; 7 fonemas;
Táxi /tacsi/ = 4 letras; 5 fonemas; (MENOS letras / MAIS fonemas).
Caixa /kaixa/ = 5 letras; 5 fonemas; (IGUAL letras / IGUAL fonemas).
3. Acentuação Gráfica: Monossílabo tônico (1sílaba) terminações: a / e / o (seguidas ou não de s);
pá; fé; ló;
Oxítonas (ac. tônico na 1ª sílaba) term: a / e / o / em / ens;
Pará, farás; Pelé; jiló; parabéns; alguém;
Paroxítonas (ac. tônico na 2ª sílaba); terminações:
R: açúcaR Ã / ÃO: órgão / órfã;
I (s): júrI (s); UM / UNS: álbum / álbuns;
N: hífen (hifens) PS: bíceps;
L: fácil ON(s): prótons; íon; nêutron;
U (s): bônus; Ditongo: comércIO; ginásIO;
X: tórax;
Proparoxítonas (ac. tônico na 3ª sílaba) todas são acentuadas;
Eufórico, Jéferson; tônico; lâmpada;
“I” tônico (hiato); sozinho ou seguido de “s”:
ju – í – za; pa – ís;
4. Emprego e flexão das classes gramaticais:
a) Substantivo: aparece nas funções nominais da oração (sujeito, objetos, adjunto adverbial,
agente da passiva);
b) Adjetivo: aparece como adjunto adnominal (quando está junto do substantivo = pessoa
alegre); ou no predicativo (quando está ligado ao substantivo (sujeito) por meio
do verbo de ligação = Aquela pessoa é alegre. (é = verbo ser). O adjetivo
concorda, sempre, com o nome a que se refere.).
c) Artigo: definido (o/a/os/as) ou indefinido (um/uns/uma/umas) = função de adjunto
adnominal; uma casa; um lápis (não confundir com um (qualquer) lápis –
um=pronome); concorda com o substantivo;
d) Advérbio (tempo, modo, lugar, dúvida, certeza;...) = função: adjunto adverbial (relaciona-
se com um verbo, com um adjetivo ou com outro advérbio);
ex. AQUI está bom. / Ele está MUITO cansado. / Ele estava BASTANTE alegre.
e) Pronome: acompanha ou substitui o nome (adjunto adnominal ou função do nome
substituído); ESTE livro é da Escola. (acompanhando = adjunto adnominal);
ELE está viajando. (substituindo = sujeito);
f) Verbo: aparece sempre no predicado (=aquilo que não é sujeito);
g) Conjunção (coordenativa / subordinativa; une orações);
h) Preposição (une palavras; /de; a; para; desde; ante.. /);
i) Numeral (indica ordem, quantidade, proporção) – concorda com o nome a que se refere;
h) Interjeição: exclamação, surpresa, medo,...
5. Concordância: nominal = entre os nomes (substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral);
verbal = verbo concorda com o sujeito;
6. Regência: nominal = alguns nome exigem preposição; (amor a...; acostumado com / a; medo
de; preferível a / do que; atento a / em;
verbal = pedem complemento que exigem preposição;
VTD = não exigem preposição Eu quero vencer. (eu quero O QUÊ?).
VTI = exigem preposição. Eu preciso de dinheiro. (eu preciso DE quê?).
Aspirar o ar. (VTD) / Aspirar ao cargo. (VTI)
Drogas implicam violência. (VTD)
O artilheiro visou o alvo. (VTD)
O gerente visou o cheque. (VTD)
Esta lei visa ao bem comum. (VTI)
7. Crase: a (artigo) + a (preposição) = à;
Uso: antes de palavras femininas, locuções adverbiais femininas; antes de palavras
masculina quando se subentende a palavra moda, maneira antes dela;
“CASA: quando indica casa própria” = não leva crase; quando está determinada, sim;
Voltei a casa tarde. (própria)
Voltei à casa de Ana mais tarde. (especificada)
TERRA: terra firma / oposição a mar = sem crase; terra especificada, sim;
Os marinheiros voltaram a terra ontem. (oposição a mar);
Os marinheiros voltaram à terra de Cabral ontem. (determinada);
A + aquela, aquele, aquilo = àquilo, àquela, àquele;
8. Coordenação: quando as orações são independentes entre si. Podem estar unidas pelas
conjunções coordenativas ou separadas pelos sinais de pontuação.
Conjunções coordenativas: Aditiva (e, nem, mas também).
Adversativa (mas, porém, todavia, contudo, senão, entretanto, no entanto).
Alternativa (ou, ou... ou; quer... quer; ora... ora; já... já);
Conclusiva (logo; pois; portanto; por isso; por conseguinte; assim; de modo que);
Explicativa (pois, porque, porquanto, que (=porque);
Subordinação: quando as orações são dependentes entre si; existe uma relação de subordinação
entre elas, estabelecida pelas conjunções subordinativas.
Conjunções subordinativas: (integrantes; causais; comparativas; concessivas; condicionais;
conformativas; consecutivas; finais; proporcionais; temporais).
Orações subordinadas:
a) substantivas: desempenham funções comparáveis às do substantivo (sujeito, objeto,...);
b) adjetivas: funções comparáveis às do adjetivo:
c) adverbiais: funções comparáveis às do advérbio;
9. Pontuação: entre os sinais de pontuação, considere a VÍRGULA;
a) separar elementos de enumeração (comprei um carro, uma casa, um lápis,...).
b) separar vocativo (serve para chamar alguém) e aposto (explica o termo anterior);
Deus, ajude-me! / Pelé, rei do futebol, foi ministro.
c) separar adjuntos adverbiais;
Esteja amanhã, às 12h, no escritório.
d) indicar elipse do verbo:
Eu gosto de teatro; ele, de cinema.
e) nas datas, separa o nome do lugar:
São Leopoldo, 10 de setembro de 2005.
10. Nexos: são as conjunções e as preposições, as quais unem orações e palavras; a relação
estabelecida é a dada pelo nome da conjunção (aditiva = adição; adversativa =
oposição)
Um comentário:
Olá professora Georgina
Gostei muito desta página. Vou indicar para meus alunos. Sucesso! Abraço.
Eliane Soares
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