quarta-feira, 11 de maio de 2011

DIA DO DESAFIO

O QUE É? QUAL O SEU SIGNIFICADO?
QUANDO FOI INSTITUÍDO? QUAL O OBJETIVO?



Quando se fala no dia do desafio, costuma-se elaborar um projeto que faça as pessoas se movimentarem: ginástica, alongamento, esportes em geral. Por quê? Para mostrar a importância da valorização da vida. Afinal, cuidando da saúde cuida-se da vida.

É certo que é constante o deparar-se com a morte, ocasionada por doenças nem sempre bem explicadas. Difícil aceitá-la mesmo quando o paciente vem sofrendo há muito tempo; imagine, então, quando ela surge prematuramente. E isso serve também para o conceito doença, seja ela qual for.

Entretanto, hodiernamente, o maior desafio não são as novas doenças – ou as velhas que surgem com novas roupagens, dificultando o trabalho dos profissionais da saúde ou exigindo deles novas técnicas, estudos ou remédios. O que mais preocupa, hoje, as pessoas de bem são as agressões à vida através do uso indiscriminado de drogas – lícitas ou não, da prostituição de adolescentes e jovens, do abuso sexual contra crianças. Tudo isso são formas de violência contra a vida. Além disso, a própria violência de uns contra outros por motivos, muitas vezes banais, que levam as pessoas a agredirem fisicamente seus semelhantes, agindo irracionalmente, mas gabando-se de força e poder.

Então, acreditando na necessidade de se trabalhar o dia 26 de maio como uma data especial, lanço um desafio: que se movimente a mente, com uma profunda reflexão sobre o viver do homem, como ser humano, social, inteligente. De que forma ele utiliza essas características? Como ele vê o seu vizinho, seu colega, seu familiar? Como ele vê e enfrenta as críticas? Qual a importância da crítica para nosso crescimento? O que é o perdão? O que é reconciliação? O que é a amizade? E o amor? O que é família?

Embora sendo um ser inteligente, muitas vezes o homem não reflete sobre a beleza da paz. Não percebe que o viver em família – compartilhando a harmonia, a amizade, o amor, os problemas, através do diálogo – é o melhor caminho para que ele se sinta grande e forte. O jovem precisa aprender a conhecer o outro e a distinguir quem realmente é amigo. E, principalmente, o homem precisa aprender a se conhecer: de onde ele veio, quem o inventou, como e por que foi formado; qual sua responsabilidade na sociedade?

A violência está na cabeça do homem, mas a paz e o amor também estão lá. Quem sabe esta reflexão poderá fazer com que o amor triunfe, suplantando o espírito belicoso na essência humana? Eu creio nisso. Você pode crer também?

Então... Movimente-se pela paz e pela reconciliação do homem consigo próprio.

Georgina Machado
Maio de 2011

Nenhum comentário: